A Câmara de Vereadores de Vera Cruz aprovou, na sessão ordinária do dia 1º de setembro, a Moção Congratulatória nº 8/2025, de autoria dos vereadores Lucas Patrick, Cristian Wagner e Odair Ebrin, em homenagem à Invernada Juvenil do CTG Candeeiro da Amizade. A iniciativa reconhece o excelente desempenho do elenco no Juvenart 2025, quando o grupo conquistou o 3º lugar na categoria Melhor Musical e o 7º lugar entre 120 grupos participantes na categoria Júnior, representando a 5ª Região Tradicionalista e o nosso município com grande destaque.
Esta justa homenagem objetiva ressaltar o comprometimento e o trabalho da entidade, atingindo um ótimo resultado em um dos maiores festivais de danças tradicionais da categoria juvenil, fruto da dedicação dos jovens, do esforço dos instrutores, familiares e patronagem, consolidando o CTG Candeeiro como uma referência cultural e artística na região, além de um motivo de orgulho para Vera Cruz. Tamanho feito reforça a promoção e preservação das nossas raízes pelos jovens tradicionalistas, empenhados em fortalecer nossa identidade gaúcha com talendo e dedicação à dança.
Durante a sessão ordinária, os vereadores proponentes usaram de seus espaços de fala para parabenizar as conquistas e o crescimento da invernada junto aos instrutores, Alex Von Martin e Bruna Kohl, e coordenadores, valorizando o incansável trabalho e grande talento desses jovens, que superaram cada desafio que lhe foram impostos para concretizar esse sonho na finalíssima do Juvenart. O coordenador artístico da entidade, Elton Morais, também subiu à tribuna para agradecer, em nome da patronagem do CTG Candeeiro da Amizade, a homenagem e ressaltar a importância desses jovens para o futuro do tradicionalismo, que superararam cada dificuldade, sempre com o apoio dos familiares, amigos e a gestão municipal para construir esse lindo projeto.
"Este gesto não é apenas um reconhecimento, mas também um incentivo que fortalece ainda mais o trabalho incansável que realizamos em prol da preservação da nossa cultura, da nossa identidade e da tradição gaúcha. Cada conquista alcançada não nasce no esforço de um só, mas sim na soma da dedicação e do empenho coletivo e, acima de tudo, da paixão que nossos jovens, nossas famílias e toda a comunidade demonstram pelo tradicionalismo. [...] Aos dançarinos, que só eles sabem de quantas camisetas molhadas, de quantas noites de sono que eles perderam, de quanta dor nas pernas que enfrentaram para poder estar lá, ensaio a ensaio, para que as coisas acontecessem da melhor maneira possível." - Elton Morais
A aprovação da moção simboliza o compromisso da Câmara de Vereadores em apoiar iniciativas que mantêm vivas as tradições e a cultura gaúcha, reafirmando o CTG Candeeiro da Amizade como um fundamental atuante valorização do tradicionalismo e na formação de novas gerações conscientes e engajadas para com sua história, arte e cultura.