A Câmara de Vereadores de Vera Cruz concedeu a Moção Congratulatória nº 11/2025, de autoria dos vereadores Silas Petry, Cristian Wagner e Eduardo Viana, às agroindústrias locais Embutidos Schunke, Produtos da Liane e Agroindústria Porath, em reconhecimento às premiações recebidas no 13º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, realizado durante a 48ª Expointer, no Pavilhão da Agricultura Familiar.
As empresas, que representam a força da agricultura familiar do município, alcançaram resultados de destaque no evento considerado o verdadeiro “Oscar da agricultura familiar”. A Embutidos Schunke conquistou o 1º lugar na categoria Salame Tipo Italiano; a Produtos da Liane garantiu o 1º lugar na categoria Melado Líquido; e a Agroindústria Porath obteve o 2º lugar na mesma categoria.
Segundo os vereadores proponentes da Moção Congratulatória, as conquistas demonstram não apenas a qualidade e a tradição dos produtos elaborados pelas famílias agricultoras, mas também o empenho, a dedicação e a inovação que sustentam o desenvolvimento da agroindústria no município. O vereador Cristian Wagner destacou que, sendo o 7º lugar em número de agroindústrias, o nosso Município é um modelo de gestão, organização e parceria nesse setor. Já o vereador Eduardo Viana relembrou a história das agroindústrias no Município, com o início da Feira da Produção e a luta para a legalidade comercial de seus produtos, evidenciando o crescimento e a força desse setor no decorrer dos anos. Para encerrar a defesa dos proponentes, o vereador Silas Petry trouxe a reflexão do quão vital é a alimentação e do quanto a agricultura da nossa cidade é primordial para possibilitar uma nutrição saudável e de qualidade a nossa comunidade, pois hoje, com muito orgulho, Vera Cruz tornou-se um berço das agroindústrias.
A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação - grande incentivadora das agroindústrias de nossa cidade, visto que a nutrição escolar tem buscado um resgate cultural, valorizando o uso de ingredientes adquiridos diretamente com produtores rurais vera-cruzenses. Além dessas autoridades, fizeram-se presentes representantes das seguintes entidades: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz, Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz, Associações Comerciais, Industriais, de Serviços e Agropecuárias (ACISA) e Sicredi.
Nesse sentido, o Vice-Prefeito Angelo Hoff usou da palavra para destacar o simbolismo dessas conquistas e, em seguida, a representante das homenageadas, Patrícia Braun, da Produtos da Liani, fez uso da palavra para agradecer o reconhecimento da conquista, que representa o trabalho, a história e a persistência de tantas agroindústrias no município.
"Nós estamos criando uma nova cadeia produtiva da agroindústria familiar. Qual é a característica da cadeia longa e da cadeia curta? Essa energia precisa ter a soma de esforços. Uma andorinha só não faz verão. E o mais importante, vez por outra, precisa ter um destaque, precisa ter os vencedores da Expointer para que essa cadeia seja reconhecida. [...] Vocês estão tendo muito mais do que apenas um prêmio. Vocês estão consolidando, fazendo a imagem do município de Vera Cruz ser reconhecida na nossa região e no nosso Estado. Há 20 anos atrás, nós não tínhamos agroindústrias legalizadas. E aqui é preciso reconhecer o trabalho de várias gestões. Se a gente pudesse ter uma máquina do tempo daqui a 20 anos, a gente poderia talvez enxergar um novo tamanho, uma nova agroindústria ainda mais consolidada, consorciada com a indústria do turismo." - Angelo Hoff, vice-prefeito.
Esse reconhecimento reforça o potencial econômico do setor, que movimenta a economia regional, gera oportunidades e valoriza a identidade cultural de Vera Cruz. Para o Legislativo, homenagear essas agroindústrias é também uma forma de destacar o papel essencial da agricultura familiar, que inspira e orgulha toda a comunidade local.